segunda-feira, 26 de maio de 2014

A EDUCAÇÃO NO BRASIL PRECISA SER ATRATIVA PARA OS EDUCANDOS


Qual a diferença do processo de ensino aprendizagem do século XVIII ao sec XXI? Naquela época os alunos ficavam sentados em filas,com disciplinas sendo divididas por faixas igualitárias de horários, o meu grande questionamento é ...o que mudou?
Talvez algumas disciplinas a mais no currículo, a internet como ferramenta e pouco atrativos onde os estudantes se identificam.  A forma de castigar, de punir e de lidar com as indagações do aluno, o suposto sabe do professor em detrimento ao saber do aluno ainda é mesmo.
Quem abre uma roda na sala de aula na sua rotina para dialogar com os alunos? Quando vamos i para uma praça perto de sua comunidade para dialogar sobre a disciplina de botânica?
Há pouco ou quase nenhum dialogo sobre as questões sociais dentro das salas de aula, essas questões são emergentes, nossos alunos são outras gerações, estão em outra viber e continuamos a desconsiderar o universo individual e social de cada jovem que está ali conosco.
Já passou a hora de mudar de foco e nós educadores ainda não atentamos para isso, a escola precisa ser um espaço de desejo e motivação para os alunos e professores, sou educador para transformar, questionar e agir como ser politico nesse mundo e isso precisa ser uma pratica dentro do meu processo de trabalho naquela comunidade onde atuo,.
Se faz necessário incluirmos no nosso Projeto Politico Pedagógico as questões sociais que são vividas em nossas famílias, como a violência familiar, uso abusivo de drogas ( dialogando sobre a politica de redução de danos), a rede de cuidado institucional e não institucional que funciona nas comunidades, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, direitos e deveres dos professores, alunos e familiares.
Como ja dizia Paulo Freire, NINGUEM EDUCA NINGUÉM, NINGUÉM EDUCA A SI MESMO, OS HOMENS SE EDUCAM ENTRE SI, MEDIATIZADOS PELO MUNDO"
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